Dia Nacional do Design
Hoje é o Dia Nacional do Design. A data brasileira foi fixada em 1998, por meio de um decreto presidencial, e faz uma homenagem a Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.
Apontado como o pioneiro do design gráfico no Brasil, Aloísio Magalhães fundou em 1954, no Recife, o Gráfico Amador, mistura de atelier gráfico e editora. Nos anos 60, depois de uma intensa atividade nas artes plásticas, o pernambucano passa a se dedicar integralmente ao design. Em 1963, ele participou do grupo que organizou a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), então a primeira escola de design na América Latina.
Em 1964, foi o vencedor do concurso para criação do símbolo do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, elaborou projetos de identidade visual para a Light e para a Bienal de São Paulo. Ainda nos anos 60, ganhou o concurso para o design de um novo padrão monetário brasileiro. Passou a prestar consultoria no desenvolvimento de novos desenhos para notas e moedas brasileiras. Em 1970, desenvolveu para a Petrobras aquele que é considerado o primeiro grande projeto de design no país, abrangendo itens como marca, embalagem, identidade visual nos postos de distribuição e até mesmo a bomba de gasolina.
Nos anos 70, seu escritório criou sistemas de identidade visual para grandes empresas nacionais, privadas e estatais - Banco Central, Caixa Econômica Federal, Furnas, Banco Nacional, Companhia de Gás de São Paulo, Itaipu Binacional, Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana, Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café, Companhia Souza Cruz, entre outros.
Para saber mais sobre Aloísio Magalhães, leia o verbete na Enciclopédia do DesignBrasil . Ou visite a página do Museu de Arte Moderna que leva seu nome, em Recife (www.mamam.art.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário